segunda-feira , 19 de novembro de 2018
Home / Destaque / Celulares ‘piratas’ são bloqueados nesta quarta-feira (9); aparelhos foram notificados
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Celulares ‘piratas’ são bloqueados nesta quarta-feira (9); aparelhos foram notificados

A Anatel começa a bloquear, nesta quarta-feira (9), celulares “piratas” que estejam em operação com chips do Distrito Federal e Goiás. A medida foi anunciada há dois meses, e vale para todos os aparelhos irregulares habilitados desde 22 de fevereiro de 2018.

Nas demais regiões do país, o bloqueio de celulares em situação similar ocorrerá em duas fases: uma em dezembro, e outra em março de 2019. Segundo a Anatel, são considerados piratas os aparelhos não certificados pelo governo, ou que tenham o número de identificação adulterado, clonado ou fraudado de outras formas.

20170728180205_660_420

Esse número de identificação é o Imei – sigla para International Mobile Equipment Identity. O Imei tem 15 dígitos e funciona como o “chassi” do aparelho, ou seja, cada celular produzido e ativado ao redor do planeta tem numeração específica.

Na hora de roubar ou clonar um telefone celular, muitas vezes, os criminosos adulteram esse número para despistar o rastreamento. Por isso, segundo a Anatel, qualquer aparelho com problemas neste registro estará irregular.

Desde o dia 22 de fevereiro, celulares irregulares que foram ativados no DF e em Goiás já receberam notificação do problema. Segundo a Anatel, o texto foi enviado novamente quando faltavam 50 e 25 dias para a desativação.

Sobre Redação MBQ NEWS - RB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *