quarta-feira , 17 de outubro de 2018
Home / Destaque / Colômbia: mais de 150 mortos em um deslizamento de terra
Foto divulgação: Google
Foto divulgação: Google

Colômbia: mais de 150 mortos em um deslizamento de terra

O deslizamento de terra que atingiu casas durante a noite de sexta-feira (31) em Mocoa, no sul da Colômbia, deixou 154 mortos, segundo a agência de notícias Associated Press. O presidente Juan Manuel Santos, decretou estado de calamidade pública. De acordo com a rádio local Notícias Caracol, há 400 feridos e 200 desaparecidos.

As fortes chuvas atingiram a capital do departamento de Putumayo, que fica na fronteira com o Equador e Peru e tem uma população de 345 mil. A tempestade também provocou o transbordamento dos rios Mulato e Sancoyaco. O comandante da polícia local, coronel Omar Bonilla, disse à Caracol que, entre as vítimas, estão homens, mulheres e crianças.

A cidade segue sem água e luz. “Enviamos uma equipe de 150 pessoas para dar uma resposta efetiva e as máquinas começaram a trabalhar imediatamente”, disse Carlos Ivan Marquez, chefe da equipe de resposta a desastres do país. “Estaremos com o governador e com o prefeito dando toda a atenção necessária”.

No Twitter, o presidente colombiano escreveu: “Diante da gravidade da situação em Mocoa, Putumayo, declarei ‘calamidade pública’ para agilizar operações de resgate e ajuda #TodoscomMocoa”.

O presidente Juan Manuel Santos vou para Mocoa para supervisionar os esforços de resgate e falar com as famílias afetadas. “É uma área grande”, disse o prefeito de Mocoa, José Antonio Castro. “Uma grande parte das muitas casas foi tomada pela avalanche, mas acima de tudo as pessoas foram avisadas com tempo suficiente para sair, mas casas em 17 bairros foram devastadas.”

 

Sobre Redação MBQ NEWS - AB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *