sexta-feira , 15 de novembro de 2019
Novidades
Home / Notícias / Brasil / Defesa de lula vai ao CNMP contra declarações de procuradores
Divulgação: Instituto Lula
Divulgação: Instituto Lula

Defesa de lula vai ao CNMP contra declarações de procuradores

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram nesta quinta-feira (15) um “pedido de providências” junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra os Procuradores da República Deltan Martinazzo Dallagnol, Julio Carlos Motta Noronha e Roberson Henrique Pozzobon, na quarta-feira, o MPF denunciou Lula, a mulher dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas no âmbito da operação lava jato.

O procurador Deltan Dallagnol afirmou que, segundo provas do MPF, Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na lava jato”.”Os referidos procuradores violaram a regra de tratamento que decorre da garantia constitucional da presunção de inocência – ao tratar lula como culpado, inclusive sobre assunto que sequer está sob a competência funcional dessas autoridades – e, ainda, regras estabelecidas pelo próprio CNMP, que vedam a antecipação de juízo de valor sobre fatos pendentes de investigação e que disciplinam a forma de divulgação de ações tomadas por membros do ministério público”, diz nota divulgada pelos advogados de Lula.O fato é que esse tema é estranho ao pedido formulado na denúncia,– Lula não foi denunciado por crime de organização criminosa,– e sequer está sob a competência funcional de Dallagnol, Noronha e Pozzobon”.

No pedido de providências, os advogados de Lula pediram a concessão de medida liminar para que os três procuradores “se abstenham de usar a estrutura e recursos do ministério público federal para manifestar posicionamentos políticos ou, ainda, jurídicos que não estejam sob atribuição dos mesmos”. Eles também pedem ao CNMP que apure eventual desvio de função, com a aplicação da sanção correspondente .

Sobre Móises Bisesti

Móises Bisesti
Apresentador do programa de rádio “Força do Povo”, MOISÉS BISESTI dirigi a equipe de jornalismo da Rádio Cruzeiro, que tem audiência em 75% dos municípios da Bahia. Formado em Economia pela UCSAL, em Direito pela Faculdade do Nordeste e em Rádio e Televisão pela Gama Filho, atua há vinte e cinco anos na área de comunicação social sempre em contato direto com o público e autoridades políticas, médicas e jurídicas. Iniciou sua carreira como repórter da TV Itapoan/ Rede Record, no Telesportes e Lance livre na área de esportes, além do Balanço Geral programa jornalístico. Na TV Band apresentou o Jogo Aberto, também na linha de jornalismo popular, trabalhando como âncora da Band News FM. Defende a liberdade das ideias, a informação da notícia centrada no fato, na busca da verdade mantendo a objetividade e independência com foco na prestação do serviço público. Com uma linguagem moderna, leve e desenvolta conquista pela clareza e objetividade nas informações sem perder de vista a ética e responsabilidade do comunicador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *