quinta-feira , 9 de abril de 2020
Novidades
Home / Notícias / Bahia / Energia solar: Convênio entre a Prefeitura e a Coelba
Foto Divulgação: Google
Foto Divulgação: Google

Energia solar: Convênio entre a Prefeitura e a Coelba

Assinam convênio nesta terça-feira (15), às 9h30, no Palácio Thomé de Souza, a prefeitura e a Coelba para instalação de estrutura para captação de energia solar na Comunidade Guerreira. O acordo integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e será firmado pelo prefeito ACM Neto e um representante da empresa, na presença famílias beneficiárias do novo conjunto habitacional.

A instalação da estrutura começará já na próxima semana, com investimentos de R$ 2,4 milhões, empenhados pela própria Coelba, e a estimativa é que o procedimento seja concluído entre 60 e 90 dias. O equipamento prevê a instalação de placas solares no telhado dos edifícios do conjunto habitacional. Essas estruturas receberão a luz solar, que passará por um inversor de energia, transferindo-a para a rede da Coelba.

A estrutura instalada deve gerar 24.715 kw/h por mês, e o consumo na própria comunidade será de 2.708 kw/h. Desta forma, a produção de energia excedente será de aproximadamente 19 mil kw/h ao mês, volume a ser descontado do custo do município. Desta forma, a energia produzida será utilizada nas áreas comuns do conjunto habitacional, e o excedente servirá como crédito de consumo de edifícios da própria Prefeitura, com destaque para unidades escolares.

Sobre Móises Bisesti

Móises Bisesti
Apresentador do programa de rádio “Força do Povo”, MOISÉS BISESTI dirigi a equipe de jornalismo da Rádio Cruzeiro, que tem audiência em 75% dos municípios da Bahia. Formado em Economia pela UCSAL, em Direito pela Faculdade do Nordeste e em Rádio e Televisão pela Gama Filho, atua há vinte e cinco anos na área de comunicação social sempre em contato direto com o público e autoridades políticas, médicas e jurídicas. Iniciou sua carreira como repórter da TV Itapoan/ Rede Record, no Telesportes e Lance livre na área de esportes, além do Balanço Geral programa jornalístico. Na TV Band apresentou o Jogo Aberto, também na linha de jornalismo popular, trabalhando como âncora da Band News FM. Defende a liberdade das ideias, a informação da notícia centrada no fato, na busca da verdade mantendo a objetividade e independência com foco na prestação do serviço público. Com uma linguagem moderna, leve e desenvolta conquista pela clareza e objetividade nas informações sem perder de vista a ética e responsabilidade do comunicador.