sábado , 16 de dezembro de 2017
Home / Notícias / Bahia / Fundação José Silveira realizou a quarta edição do Almoço Solidário
Foto divulgação: Google
Foto divulgação: Google

Fundação José Silveira realizou a quarta edição do Almoço Solidário

No Dia Mundial do Voluntariado (5/12), a Fundação José Silveira realizou mais uma edição do Almoço Solidário. Com ampla adesão da sociedade baiana, o evento organizado pela colunista social July Isenseé teve como anfitriões o presidente e a superintendente da FJS, Dr. Geraldo Leite e Leila Brito. Os recursos arrecadados vão beneficiar pacientes atendidos nas unidades de reabilitação da FJS, com a modernização nas instalações. A tarde ensolarada no restaurante Amado foi animada pelo show acústico de Jau e Gilmelândia.

A Fundação José Silveira (FJS) possui 80 anos na promoção da saúde e de ações complementares para a vida saudável. O impacto das ações realizadas pela Fundação José Silveira pode ser expresso em números: mais de 1 milhão de atendimentos/ procedimentos realizados ao longo de cada ano, principalmente pelo SUS. Tudo isso graças a iniciativa do fundador da instituição, o inesquecível Professor José Silveira. A FJS realiza, ainda, ações nas áreas de pesquisa, saúde ocupacional, projetos e consultorias, voltados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Tudo começou com o trabalho do pesquisador e especialista dos mais conceituados na Tisiologia em âmbito mundial, José Silveira, idealista que lutou, inicialmente sem apoio e recursos, para o combate ao flagelo da tuberculose. Assim, ele fundou, em 1937, no subsolo do Ambulatório Augusto Viana, da Faculdade de Medicina, onde hoje funciona a Reitoria da Universidade Federal da Bahia, o núcleo inicial da unidade que viria a se tornar referência internacional no tratamento dos pacientes acometidos pela doença: o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT).

A FJS é integrada pelas seguintes Unidades Mantenedoras: Hospital Santo Amaro, Laboratório José Silveira, Unidade de Segurança e Meio Ambiente e Unidade de Saúde. Os recursos gerados por essas Unidades contribuem para a manutenção das Unidades Assistenciais de Saúde próprias: Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), Centro Pestalozzi de Reabilitação, Núcleo de Incentivo à Cultura de Santo Amaro (Nicsa), Santa Casa Hospital São Judas Tadeu (Jequié), Hospital Cristo Redentor (Itapetinga), além do Programa Saúde e Cidadania e das Unidades Móveis de Saúde. A Fundação atua, ainda, na gestão do Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal (BA), por meio de contrato com o Governo do Estado, e na UPA dos Barris, contratada pela Prefeitura Municipal de Salvador.

Sobre Redação MBQ NEWS - MB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *