quinta-feira , 4 de junho de 2020
Novidades
Home / Destaque / NOVIDADE: Galaxy S9 usa realidade aumentada para câmera ficar mais inteligente
s9 completo

NOVIDADE: Galaxy S9 usa realidade aumentada para câmera ficar mais inteligente

Na frente o Galaxy S9 é a cara de seu antecessor, o S8. É na traseira, porém, que o novo smartphone top de linha da Samsung mostra a que veio: além do sensor de digitais ter sido reposicionado, a câmera foi repaginada para fazer vídeos super-lentos, registrar cenas com muita ou pouca luminosidade, identificar itens na imagem e até traduzir termos estrangeiros.

Muitos desses recursos funcionam porque uma forte camada de realidade aumentada foi aplicada à câmera, o que deu à assistente pessoal da Samsung, a Bixby, mais poderes do que só atender comandos de voz.

Os novos celulares Galaxy S9 e Galaxy S9+, que começam a ser vendidos nesta sexta-feira (20) por R$ 4,3 mil e R$ 4,9 mil, respectivamente, ganharam ainda um reforço caprichado nas tecnologias de reconhecimento biométrico, que permitem aos usuários criarem avatares virtuais ou dar vida aos rostos de Mickey, Minnie ou Pato Donald.

s9 mais um

Reconhecimento facial

Combinando as leituras do rosto e da íris dos usuários, os aparelhos podem ser destravados apenas com um olhar de seus donos. Como se isso já não bastasse como um aceno à Apple, que fez do reconhecimento facial uma das principais formas de desbloqueio do iPhone X, a Samsung criou sua própria forma de personalizar emojis, aquelas imagens animadas que inundam apps de bate-papo.

Se com os Animoji do celular top da Apple, dá para fazer raposinhas e gatinhos sorrirem ou piscar, com o Emoji AR do S9, é possível criar avatares virtuais que reproduzem as expressões faciais de quem estiver na frente do celular.

A aparência dos bonequinhos não sai tão próxima do modelos humanos, mas vale a diversão. Já as carinhas dos principais personagens da Disney é um tiro certo para cativar de crianças a adultos.

s9

Design

No design, a principal mudança foi no posicionamento do leitor de impressões digitais, que ficava ao lado da câmera no S8 e escorregou para baixo dela no S9. Seu antigo lugar foi ocupado por oxímetro e sensor de frequência cardíaca.

Além disso, o sensor de digitais passou a ter mais funções do que apenas abrir o aparelho. No S9, ele pode ser usado para rolar o menu de notificações para baixo e para cima.

Ele também reconhece duas digitais diferentes, uma para destravar o celular, outra para abrir uma pasta secreta, que pode ser usada para reunir fotos, e-mails, mensagens e outros documentos que o usuário queira manter longe de olhos curiosos.

 Câmera

Carro-chefe do S9, a câmera ganhou uma abertura de foco maior e dupla. Com isso, mais luminosidade é captada em ambientes com pouca luz e menos luz é processada quando a foto é tirada, por exemplo, em um dia muito ensolarado.

Outra novidade é o foco seletivo, aquele recurso dá maior nitidez a objetos no primeiro plano ou a itens dispostos no fundo da cena. No S9, são softwares os responsáveis pela aplicação dessa função. Isso permite que o usuário escolha depois de tirada a foto se quer desfocar o primeiro plano, o segundo ou deixar tudo nítido de vez.

Para quem gosta de ver movimentos em seus mínimos detalhes, o S9 consegue filmar em super câmera lenta. Com 960 quadros por segundo, esse recurso faz as filmagens lentas de outros celulares parecerem aceleradas. Essa modalidade no iPhone 7, por exemplo, filma em 240 frames por segundo.

 s9 outro

Realidade aumentada

Ao combinar alguns serviços presentes no celular, como a assistente pessoal Bixby, a Samsung fez a câmera do S9 ser uma nova forma de os usuários interagirem com o mundo para além do mero registro fotográfico de cenas.

A porta para essas funções é o Bixby Vision, já presente no S8 e acionado por meio de um ícone quando a câmera é aberta. Mas ele evoluiu. Pode:

Traduzir expressões de um idioma para o outro;

Reconhecer objetos mostrados na imagem;

Mostrar lugares próximos do usuário conforme gira o celular;

Ler QR Codes e remeter para o site correspondente;

Fornecer informações sobre vinhos apenas lendo rótulos.

Sobre Redação MBQ NEWS - RB