sexta-feira , 19 de outubro de 2018
Novidades
Home / Destaque / Presidente do PSDB de Goiás é preso pela Polícia Federal
Foto divulgação: Google
Foto divulgação: Google

Presidente do PSDB de Goiás é preso pela Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou a Operação Decantação com 300 agentes nas ruas de todo país, nesta quarta-feira, para cumprir vários mandados judiciais relacionados a desvios na empresa estatal de saneamento de Goiás (Saneago), em função da suspeita de desvios de R$ 4,5 milhões em favor do pagamento de dívidas de políticos. São 11 ordens de prisão preventiva, 4 de prisão temporária (por cinco dias), 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão. As ações acontecem na sede de empresas, partido político e outros endereços relacionados aos investigados.

O presidente da Saneago, José Taveira Rocha e o presidente do PSDB no estado e diretor de Expansão da estatal, Afreni Gonçalves Leite foram presos. A PF cumpre mandados na sede do PSDB. Os mandados são cumpridos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa (GO), Itumbiara (GO), São Paulo e Florianópolis. A Justiça determinou o afastamento da função pública de oito servidores e a proibição de comunicação entre nove envolvidos. Segundo a polícia, dirigentes e colaboradores da empresa Saneamento de Goiás S/A (Saneago) faziam licitações fraudulentas mediante a contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema criminoso. Dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de empréstimos obtidos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e na Caixa Econômica Federal “foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas”. “Outra forma de atuação da organização criminosa consistia no favorecimento pela consultoria contratada pela Saneago a empresas que participavam do conluio e que eram responsáveis, posteriormente, por doações eleitorais.”

Os crimes investigados são de desvio de dinheiro (peculato), corrupção ativa e passiva, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios. O nome Decantação é referência a um processo de tratamento de água, em que ocorre a separação da sujeira.

Sobre Redação MBQ NEWS - AB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *