Home / Notícias / Mundo / Presidente Francês diz que não quis ofender a Itália e que se reunirá com Giuseppe Conte
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Presidente Francês diz que não quis ofender a Itália e que se reunirá com Giuseppe Conte

O presidente francês Emmanuel Macron confirmou nesta quinta-feira (14) que terá um almoço com o premiê Giuseppe Conte, após uma conversa telefônica na qual afirmou que não quis ofender a Itália nem os italianos com seus comentários.

Macron chamou de “cínica e irresponsável” a medida de Roma de impedir que o barco Aquarius, com 630 imigrantes a bordo aportasse no país. Em reação, o governo italiano convocou o embaixador da França em Roma para prestar esclarecimentos ao Ministério das Relações Exteriores italiano. Roma exigiu desculpas de Paris após declarações francesas consideradas “inadmissíveis”.

Na conversa desta quinta, Macron “ressaltou que não fez nenhum comentário com a intenção de ofender a Itália e o povo italiano”, informou a presidência francesa. Macron e Conte “falaram sobre a situação do barco Aquarius”, que segue para a Espanha, o único país que aceito recebê-lo.

Os dois concordaram que “França e Itália (devem) aprofundar a cooperação bilateral e europeia para realizar uma política migratória eficaz com os países de origem e de trânsito”.

Para abordar os muitos assuntos de interesse comum, Conte e Macron se reunirão em Paris na sexta-feira em um almoço, seguido de entrevista coletiva.

Na quarta-feira, Macron pediu que as pessoas não cedessem à emoção e afirmou que continuava trabalhando lado a lado com a Itália.

Sobre Redação MBQ NEWS - RB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *