Home / Notícias / Bahia / Presidiário eleito vereador é proibido de tomar posse pela Justiça
Foto divulgação: Google
Foto divulgação: Google

Presidiário eleito vereador é proibido de tomar posse pela Justiça

Mesmo preso, Bira Rocha (PPS) foi eleito vereador no município paraibano de Catolé do Rocha, a 430 km da capital João Pessoa. A Justiça, porém, proibiu o candidato de tomar posse em 1º de janeiro de 2017. A decisão é da juíza Lílian Frassinetti Cananea do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB). O presidiário já foi diplomado para o cargo de vereador por meio de uma procuração, emitida na última quinta feira (15) Segundo o site Congresso em Foco, Bira está preso desde maio pelos crimes de pistolagem, tráfico de drogas e violência doméstica. Como a prisão dele é preventiva, e não houve condenação por órgão colegiado, Bira escapou de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele recebeu 948 votos (5,42% dos válidos) e foi o sexto vereador mais votado, entre os 13 eleitos. Ele pode recorrer à Justiça Eleitoral e ser empossado. Para evitar a posse do candidato no mês que vem, o Judiciário precisa condená-lo em segunda instância em um dos seis processos que ele responde, tornando-o assim, um candidato ficha suja.

Passageiros confundem briga com arrastão e provocam pânico na Estação da Lapa

Passageiros que estavam na Estação de Transbordo da Lapa, em Salvador, passaram por um grande susto. Ontem (21) à tarde, quando uma correria foi gerada. Sem saber o que aconteceu, algumas pessoas que viram a movimentação também se assustaram e procuraram abrigo. Segundo a assessoria de comunicação da CCR, concessionária que administra a estação do metrô, os seguranças da empresa constaram que tudo foi motivado por uma briga entre duas pessoas no terminal dos ônibus. Ainda não se sabe o que motivou o desentendimento que fez algumas pessoas invadir o terminal do metrô. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

 Policial civil é morto durante ataque a bar em Cosme de Farias

O policial civil Sílvio da Paixão Cordeiro, 41 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (21), após ser baleado em um bar no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta da 1h. Sílvio estava em um estabelecimento conhecido como Bar da Bete, na localidade do Alto do Formoso, quando homens armados chegaram aos gritos e atiraram. Na ação dos bandidos, o policial civil foi atingido no tórax. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade médica. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria e a motivação do crime. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 Polícia faz operação contra narcotráfico na Bahia e mais três estados

Uma operação deflagrada na manhã de quarta-feira (21), pelas polícias civis de quatro estados, inclusive na Bahia, contra o tráfico de drogas. A operação foi denominada ‘Horus’ para desarticular uma quadrilha de narcotráfico em Tocantins, Goiás, Sergipe e Bahia. Houve o cumprimento de 59 mandados, 21 de prisão preventiva, 19 de prisão temporária e 19 de busca e apreensão. Aproximadamente 90 policiais da Delegacia Estadual de Repressão a Narcotráfico e servidores do Ministério Público Estadual participam da ação. As investigações acontecem há um ano. Inclusive o grupo seria bem organizado com funções como cobrador e até matador. Os bens pessoais de um líder do grupo criminoso teriam sido bloqueados pela justiça.

 Homem é morto após tentativa de assalto a microônibus

Um homem foi morto e outro baleado próximo à Vila Militar do bairro de Itapuã, em Salvador, na manhã de quarta-feira (21). De acordo com informações de policiais da 15ª CIPM, os homens tentaram assaltar um micro-ônibus que faz a linha Itinga / Praia do Flamengo, quando o veículo passava pela rua Pistolato, na Vila dos Sargentos. Ainda conforme a polícia, durante a ação um passageiro reagiu e atirou contra os dois assaltantes. Nenhum outro passageiro ficou ferido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. O autor dos disparos não foi identificado. Não há informação sobre o estado de saúde do segundo bandido ferido.

Sobre Redação MBQ NEWS - CB