sábado , 24 de fevereiro de 2018
Home / Notícias / Bahia / Previsão do tempo
Foto divulgação: Google
Foto divulgação: Google

Previsão do tempo

A instabilidade causada pela umidade da região amazônica e do Oceano Atlântico mantém o céu encoberto e chuvoso em grande parte do Estado. Mesmo assim, as chuvas com volumes mais expressivos ainda são esperadas para as regiões Oeste, São Francisco e Sudoeste.

Temperatura elevada (com máxima que varia de 32°C a 36°C) também contribui para intensificar as chuvas em algumas localidades do Oeste e São Francisco, acompanhadas de trovoadas. É sempre bom ressaltar que, a umidade da região amazônica está associada à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico responsável por trazer umidade e formar uma extensa faixa de nebulosidade, com chuvas mais intensas, que se estendem desde a Amazônia, passam pelas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro, até o Oceano Atlântico.

Na Bahia, esta Zona, normalmente, atua no final da primavera e parte do verão, o que contribui para a ocorrência e intensificação das chuvas, sobretudo na faixa centro-sul e oeste do Estado, a exemplo do que tem ocorrido nos últimos dias.

Nas regiões Norte, Sul e Chapada Diamantina, o tempo também é influenciado pelos elevados índices de umidade e temperaturas. Com isso, o predomínio é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, a massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, deixa o céu parcialmente nublado, com poucas chances de chuvas.

Em Salvador e Região Metropolitana, dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com pouca nebulosidade. A temperatura oscila entre 24 e 32 graus. A umidade do ar chega a 55%.

Sobre Redação MBQ NEWS - AB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *