segunda-feira , 18 de junho de 2018
Novidades
Home / Destaque / Roupas que mudam de cor, uma revolução no mercado têxtil
Pesquisadores desenvolvem roupas inteligentes que mudam de cor de acordo com a vontade de quem está vestindo, para isso basta apertar um botão

Roupas que mudam de cor, uma revolução no mercado têxtil

Pesquisadores desenvolvem roupas inteligentes que mudam de cor de acordo com a vontade de quem está vestindo, para isso basta apertar um botão.

Em breve – talvez antes do que você imaginava –, isso poderá ser a realidade! A definição de roupas inteligentes foi atualizada com a tecnologia ChroMorphous, recentemente desenvolvida por pesquisadores da Universidade Central da Flórida. Trata-se de um tecido que se alimenta da energia de uma bateria interna para mudar de cor quando ativado. O grande diferencial da inovação está no início do processo todo. Para permitir que a troca de matizes seja feita com o simples apertar de um botão, os desenvolvedores já fabricam a trama com microfios e pigmentos especiais.

O tecido é composto em uma máquina de tecer como qualquer outra no mercado, mas dentro dele é inserido um fio de cobre finíssimo, coberto por um material feito com pigmentos que mudam de cor com o aumento da temperatura. Ao ser ativado, esse fio conduz calor pela peça inteira e, dessa forma, modifica os pigmentos, transformando sua tonalidade.

Graças a essa abordagem, a fabricação em larga escala se torna possível, o que pode realmente revolucionar o mercado da indústria têxtil.O próximo passo agora é tornar as roupas mais confortáveis para quem está vestindo e diversificar os padrões – já que os protótipos foram feitos apenas com estampas como listras.

Segundo a equipe do site americano CNet, que conheceu de perto a tecnologia, atualmente a sensação é parecida com a de uma bolsa retornável, já que os fios que compõem o tecido são bastante grossos, quase como os de jeans. Mas isso pode mudar em breve!

Sobre Redação MBQ NEWS - AB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *