quarta-feira , 21 de novembro de 2018
Home / Notícias / Entretenimento / Santo Amaro recebe Festa do Bembé do Mercado; manifestação é patrimônio imaterial desde 2012
Foto: Ascom Cultura
Foto: Ascom Cultura

Santo Amaro recebe Festa do Bembé do Mercado; manifestação é patrimônio imaterial desde 2012

Completando 129 anos de história, a Festa do Bembé do Mercado será realizada no município de Santo Amaro a partir de quarta-feira (09), se estendendo até o domingo (13). Mais uma vez, o Governo do Estado apoia a manifestação cultural, que é registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde o ano de 2012. O termo de cooperação e fomento foi celebrado no gabinete da Secretária de Cultura, Arany Santana, junto ao Secretário de Turismo, José Alves, o chefe de gabinete do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), André Reis, e Raimundo Konmannanjy, presidente da ACBANTU, que participa da organização da festa.

“Considerando que é a Festa é patrimonializada e a sua vocação para o turismo, é muito importante firmar esta parceria junto à Setur para a sua manutenção e preservação. Isto é reconhecer também a sua importância como fato histórico, o qual nós precisamos relembrar e saudar, especialmente em tempos de intolerância como ora vivemos”, ressalta a secretária de cultura Arany Santana.

O Bembé do Mercado teve a sua primeira comemoração em 1889, um ano após a abolição da escravidão no Brasil. É considerado o maior candomblé de rua do mundo, reunindo mais de 40 terreiros do território do recôncavo no barracão no Mercado de Santo Amaro. Tradição, cultura, tolerância, paz e igualdade são alguns dos valores difundidos há 129 anos pela Festa do Bembé do Mercado.

“Temos orgulho da nossa cultura, da nossa religião, da forma que vivemos. Precisamos preservar cada vez mais isso, entendendo que o turismo de hoje tem muito mais a ver com experiência”, declara o secretário de turismo José Alves, que revelou a intenção da Setur em investir cada vez mais do recôncavo baiano.

O chefe de gabinete do IPAC, André Reis, que esteve representando o diretor João Carlos Oliveira, destaca que o potencial do Bembé não se restringe aos dias da festa. “O estado acredita nas ações estruturantes que perpassam o ano inteiro. Com este objetivo, o IPAC incentiva o Plano de Salvaguarda do Bembé, para criar oportunidades que tenham este foco”, declara. O plano será centro de discussão durante o “1º Fórum de Fortalecimento do Bembé do Mercado de Santo Amaro – Processos para a construção das Diretrizes do Plano de Salvaguarda”, promovido pela Associação dos Terreiros do Candomblé da região, em parceria com o IPAC, e que acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro.

Confira a programação completa da Festa do Bembé do Mercado.

09 de maio (quarta-feira)

5h – Alvorada e Preceitos no Barracão

18h30 – Grupo de Capoeira Angola Cativeiro

20h – Grupo Afro Baluarte

21h – Celebrações religiosas no Barracão

10 de maio (quinta-feira)

8h – “1º Fórum de Fortalecimento do Bembé do Mercado de Santo Amaro – Processos para a construção das Diretrizes do Plano de Salvaguarda” – Teatro Dona Canô

18h30 – Grupo de Capoeira Raízes e Estilo

20h – Balé Afro do Recôncavo

21h – Celebrações religiosas no Barracão

11 de maio (sexta-feira)

8h – Roda de Conversa sobre Samba de Roda com Mestras e Mestres

15h – Roda de Conversa: Tradição, Histórica, Cidadania e Emancipação

18h – (Agcarba) Raízes Baianas

19h – Grupo de Maculelê, Os Gemas Po vi vá

20h – Puxada de rede e Lindroamor Grupo Acarbo

21h30 – Samba de Nicinha

23h – Samba Chula João do Boi

12 de maio (sábado)

15h – Samba Criôla

19h – Grupo Gunga Capoeira

21h – Celebrações religiosas no Barracão

23h30 – Samba Chula de São Braz

13 de maio (domingo)

11h – Saída do presente para entrega na Praia de Itapema

Almoço Festivo dos Povos de Terreiro

Sobre Redação MBQ NEWS - RB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *