quinta-feira , 14 de novembro de 2019
Novidades
Home / Destaque / SEMED capacita cuidadores que atuam na inserção de jovens com deficiência em sala de aula
Foto:Laerte Santana
Foto:Laerte Santana

SEMED capacita cuidadores que atuam na inserção de jovens com deficiência em sala de aula

Os instrumentos pedagógicos que facilitam o processo de inserção de jovens com deficiência no processo de aprendizagem foram apresentados no III Encontro de Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar – Cuidador/a, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) por meio do Núcleo de Educação Especial. Iniciado na terça-feira (10), no Centro de Formação Continuada (CEFOC), em Itinga, o encontro, que segue até sexta-feira (12), é mais uma oportunidade para que cuidadores da rede municipal de ensino possam qualificar seu trabalho, aperfeiçoando as estratégias de inclusão, desempenho e desafios presentes no dia a dia do estudante com deficiência. O encontro promove a discussão de temas referentes à função, deveres, práticas e objetivos do profissional de apoio escolar, explica a coordenadora do Núcleo, Fátima Vale. “A formação apresentada aos cuidadores é extremamente importante, pois busca enfatizar a dimensão humana do seu trabalho e esclarece sobre os recursos e instrumentos pedagógicos que o profissional pode usar para o cuidado do aluno com deficiência na escola regular”.

Durante a formação foram apresentadas aos participantes práticas que auxiliam na comunicação do estudante com o ambiente escolar e orientações na condução das atividades e inserção do aluno deficiente com os demais colegas. Discutindo essas temáticas, a autora do livro O Fantástico Mundo do Autista, Patrícia Teodolina, falou sobre o papel do cuidador dentro da sala de aula. “Considerando as questões sociais que envolvem os alunos numa escola e a presença de uma criança com determinada patologia, apenas o professor não pode dar conta de toda essa demanda. Trazer um profissional preparado para auxiliar esse professor é fundamental para que tenhamos uma inclusão de verdade”, afirma. O III Encontro de Formação Continuada também contou com a participação das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). As formações estão acontecendo nos turnos da manhã, das 8h às 11h30, e tarde, das 13h às 16h30, no Cefoc.

Sobre Móises Bisesti

Móises Bisesti
Apresentador do programa de rádio “Força do Povo”, MOISÉS BISESTI dirigi a equipe de jornalismo da Rádio Cruzeiro, que tem audiência em 75% dos municípios da Bahia. Formado em Economia pela UCSAL, em Direito pela Faculdade do Nordeste e em Rádio e Televisão pela Gama Filho, atua há vinte e cinco anos na área de comunicação social sempre em contato direto com o público e autoridades políticas, médicas e jurídicas. Iniciou sua carreira como repórter da TV Itapoan/ Rede Record, no Telesportes e Lance livre na área de esportes, além do Balanço Geral programa jornalístico. Na TV Band apresentou o Jogo Aberto, também na linha de jornalismo popular, trabalhando como âncora da Band News FM. Defende a liberdade das ideias, a informação da notícia centrada no fato, na busca da verdade mantendo a objetividade e independência com foco na prestação do serviço público. Com uma linguagem moderna, leve e desenvolta conquista pela clareza e objetividade nas informações sem perder de vista a ética e responsabilidade do comunicador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *