quarta-feira , 15 de agosto de 2018
Home / Destaque / Sexo do bebê pode ser definido no primeiro trimestre de gravidez com teste semelhante ao da diabetes
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sexo do bebê pode ser definido no primeiro trimestre de gravidez com teste semelhante ao da diabetes

Uma pesquisa brasileira publicada no “Prenatal Diagnostics” mostra que um teste simples com sangue de vasos capilares – semelhante ao feito para monitorar a diabetes – pode identificar o sexo do bebê no primeiro trimestre de gravidez.

Hoje, exames de sangue mais complexos podem ser feitos nesse período para identificação. Geralmente, contudo, famílias só vão saber se o bebê é menino ou menina após os primeiros três meses, quando a observação pelo ultrassom é possível.

O teste é feito por meio de uma pequena quantidade de sangue de vasos capilares coletada pelo dedo e identifica a presença do cromossomo Y (masculino); por exclusão, é possível saber se é menina pela ausência do cromossomo.

Os testes com o exame foram feitos pelo pesquisador Gustavo Barcelos Barra, do laboratório Sabin em Brasília, que financiou a pesquisa. No total, 101 voluntárias participaram do estudo. O período médio de gestação foi de 8 a 20 semanas.

Antes do exame, as participantes foram divididas em três grupos para determinar qual método de assepsia para o dedo seria o mais indicado para o teste: 27 usaram álcool, 39 aplicaram hipoclorito de sódio duas vezes e 35 borrifaram o composto apenas uma vez.

Depois, foi retirada uma pequena quantidade de sangue do dedo de cada uma das participantes. Por fim, as células foram centrifugadas para a extração do DNA.

Sobre Redação MBQ NEWS - RB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *