segunda-feira , 21 de outubro de 2019
Novidades
Home / Geração Y / Summit: Computador mais poderoso do mundo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Summit: Computador mais poderoso do mundo

Montado  pela IBM no Oak Ridge National Lab nos EUA, “Summit” , entrou em operação hoje (08). O dispositivo ainda não ganhou o título oficial de computador mais poderoso do mundo, mas isso deve acontecer ainda em junho, quando a organização conhecida como “Top500” atualizar seu ranking de máquinas mais capazes do planeta.

A última vez que os EUA tiveram o supercomputador mais poderoso do mundo em seu território foi em 2013, quando os chineses começaram a dominar os primeiros lugares da lista da Top500. Agora, o Summit consegue entregar o dobro do poder de processamento do Sunway TaihuLight, o supercomputador chinês que estava no topo até agora. Isso significa que o Summit consegue realizar 200 quadrilhões de cálculos por segundo. Em outras palavras, são 200 petalfops, uma unidade comumente utilizada para medir o desempenho de máquinas como essas. Em termos mais simples, o dispositivo é 1 milhão de vezes mais rápido que um notebook comum.

 O aparelho ocupa o espaço equivalente a duas quadras de tênis. Na fabricação do Summit, foram utilizados 37 mil processadores, sendo 28 mil unidades gráficas e da NVIDIA e 9 mil núcleos tradicionais da própria IBM. O resfriamento do aparelho é realizado por fluxo contínuo de água. A cada minuto, o dispositivo consome 15 mil litros de água resfriada para manter todos os seus componentes funcionando de maneira adequada.

O objetivo inicial do computador é possibilitar pesquisas em inteligência artificial mais elaboradas, além de trabalhar na resolução de problemas em química e biologia.

Sobre Móises Bisesti

Móises Bisesti
Apresentador do programa de rádio “Força do Povo”, MOISÉS BISESTI dirigi a equipe de jornalismo da Rádio Cruzeiro, que tem audiência em 75% dos municípios da Bahia. Formado em Economia pela UCSAL, em Direito pela Faculdade do Nordeste e em Rádio e Televisão pela Gama Filho, atua há vinte e cinco anos na área de comunicação social sempre em contato direto com o público e autoridades políticas, médicas e jurídicas. Iniciou sua carreira como repórter da TV Itapoan/ Rede Record, no Telesportes e Lance livre na área de esportes, além do Balanço Geral programa jornalístico. Na TV Band apresentou o Jogo Aberto, também na linha de jornalismo popular, trabalhando como âncora da Band News FM. Defende a liberdade das ideias, a informação da notícia centrada no fato, na busca da verdade mantendo a objetividade e independência com foco na prestação do serviço público. Com uma linguagem moderna, leve e desenvolta conquista pela clareza e objetividade nas informações sem perder de vista a ética e responsabilidade do comunicador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *