quinta-feira , 16 de agosto de 2018
Home / Notícias / Brasil / Tabela de fretes mais uma vez no centro das negociações entre caminhoneiros e ANTT
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tabela de fretes mais uma vez no centro das negociações entre caminhoneiros e ANTT

Nesta segunda-feira (11) representantes de caminhoneiros e técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) retomam as negociações em torno da criação de uma nova tabela com os preços mínimos de fretes para o transporte rodoviário, a reunião marcada para esta manhã acabou sendo remarcada para esta tarde.

O tabelamento do frete foi uma das reivindicações de caminhoneiros atendidas pelo governo no fim do mês passado para tentar pôr fim à paralisação que durou 11 dias, afetando amplos setores da economia. As duas primeiras tabelas são alvos da disputa de interesses entre caminhoneiros e representantes do setor produtivo. De um lado, donos de transportadoras rodoviárias e caminhoneiros autônomos se queixam de que os valores atualmente pagos pelo frete mal cobrem os custos das viagens, como combustível, pedágio, alimentação e manutenção do veículo. De outro lado, empresários de outros segmentos, principalmente agropecuário, alegam que o estabelecimento de um valor mínimo para o frete limita a concorrência e aumenta os custos de transporte de cargas.

De acordo com a assessoria da ANTT, a reunião de hoje não deve ser conclusiva, nem há previsão de quando será anunciada a terceira versão da tabela. Os técnicos da agência receberão as contribuições dos representantes dos caminhoneiros e continuarão “aprofundando as discussões sobre a matéria” a fim de “chegar a uma solução que harmonize os interesses de produtores, transportadores e sociedade”.

Sobre Redação MBQ NEWS - AB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *