segunda-feira , 21 de outubro de 2019
Novidades
Home / Notícias / Bahia / Tecnologia japonesa para despoluição do Rio Sapato, Lauro de Freitas 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tecnologia japonesa para despoluição do Rio Sapato, Lauro de Freitas 

A proposta, apresentada na noite da última sexta-feira (8), pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Lauro de Freitas (Semarh) encerrou as ações da Semana do Meio Ambiente com o lançamento do projeto piloto inédito na cidade. Bolinhas de argilas com formatos irregulares acompanhadas de “bactérias do bem” são capazes de contribuir na despoluição de rios de forma eficaz e segura.  A expectativa é a de que nos próximos doze meses o manancial que banha o município em mais de sete quilômetros de extensão, reduza os índices de poluição com a melhora significativa da qualidade de suas águas.

De acordo com o secretário da Semarh, Juraci Alves, a ação é fruto de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a AMBIEM – empresa responsável pela tecnologia EM na América Latina. Incialmente os microrganismos serão lançados em dois pontos, com extensão de quatro quilômetros. O primeiro na Avenida Beira Mar e o segundo no local onde o manancial recebe os efluentes lançados pela Lagoa dos Patos.  Desenvolvida há mais de 40 anos no Japão, a tecnologia já foi aplicada em vários rios pelo mundo. O engenheiro agrônomo e diretor da AMBIEM, Cid Simões, explicou que assim como ocorre na fabricação de alimentos que levam nas receitas a ajuda das bactérias para fermentar e trazer benefícios à saúde humana, o mesmo ocorrerá no Sapato.  Simões explicou que, ao serem lançados nas águas do rio, esses microrganismos agirão na decomposição do lodo que fica depositado no fundo.

Sobre Móises Bisesti

Móises Bisesti
Apresentador do programa de rádio “Força do Povo”, MOISÉS BISESTI dirigi a equipe de jornalismo da Rádio Cruzeiro, que tem audiência em 75% dos municípios da Bahia. Formado em Economia pela UCSAL, em Direito pela Faculdade do Nordeste e em Rádio e Televisão pela Gama Filho, atua há vinte e cinco anos na área de comunicação social sempre em contato direto com o público e autoridades políticas, médicas e jurídicas. Iniciou sua carreira como repórter da TV Itapoan/ Rede Record, no Telesportes e Lance livre na área de esportes, além do Balanço Geral programa jornalístico. Na TV Band apresentou o Jogo Aberto, também na linha de jornalismo popular, trabalhando como âncora da Band News FM. Defende a liberdade das ideias, a informação da notícia centrada no fato, na busca da verdade mantendo a objetividade e independência com foco na prestação do serviço público. Com uma linguagem moderna, leve e desenvolta conquista pela clareza e objetividade nas informações sem perder de vista a ética e responsabilidade do comunicador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *